gutocarvalho.net

Tecnologia, cotidiano e vida geek.

Calendário de treinamentos Puppet 2015

| Comments

Já temos o calendário oficial de treinamentos #Puppetlabs para o primeiro semestre de 2015 no Brasil.

Puppet Fundamentals
24, 25 e 26 de Março de 2015
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Campinas/SP
http://puppetlabs.com/services/training/puppet-fundamentals

No curso Fundamenals, o aluno irá entender como funciona o Puppet, vai descobrir como tudo começou, qual foi a motivação para ele ser criado, como a PuppetLabs surgiu, o aluno verá aspectos fundamentais de gerência de configurações, aspectos históricos e culturais de administração de servidores e tudo isto o levará a conhecer o Puppet Enterprise.

O curso é 50% prático e 50% teórico, nele você vai aprender como trabalhar como puppet em modo local (apply) e em modo cliente e servidor (master), vai entender a camada de abstração, vai conhecer, entender e utilizar a DSL do Puppet, vai entender, utilizar e construir módulos e classes, vai aprender, entender e fazer classificação de nodes, vai conhecer e utilizar os principais recursos do puppet (resource types), vai entender como funcionam relacionamentos e a construção da linguagem.

Toda a construção das classes dos módulos será versionada, durante todo o curso será utilizado o GIT como ferramenta de versionamento, haverá inclusive uma introdução ao GIT para nivelar os alunos.

O curso vai abordar além de tudo isto, templates, defined resource types, parameterized classes, herança, separação de código e dados com HIERA, utilização de módulos do PuppetForge dentre muitos outros assuntos interessantes.

A cada tópico que o aluno estudar, um laboratório será aplicado em seguida, possibilitando que ele já aplique o que acabou e estudar e aprender, essa abordagem é bem interessante e produtiva.

Puppet Practitioner
26, 27 e 28 de Maio de 2015
Horário: 09:00 às 18:00
Local: Campinas/SP
http://puppetlabs.com/services/training/puppet-practitioner

O Practitioner é um treinamento novo, com conteúdo avançado, perfeito para quem já fez o Fundamentals e para aqueles que já tem boa experiência com Puppet. Este curso é focado em quem quer aprofundar os estudos na ferramenta e principalmente na DSL do Puppet. Com ele, será possível melhorar ainda mais seus módulos e classes, aprendendo as formas mais elegantes, eficientes e produtivas de usar a linguagem. O curso também aborda orquestração com o Mcollective, criação de fatos personalizados, métodos para testar seu código Puppet (rspec-puppet), técnicas de troubleshooting, compartilhamento de classes por herança, dentre muitos outros assuntos interessantes.

Recomenda-se que o aluno tenha feito o Fundamentals, e além disto, que ele tenha pelo menos 1 ano de experiência de automação com o Puppet em produção.

Este curso só está sendo ministrado pela Instruct no Brasil, ela é a única com profissionais credenciados para aplicá-lo.

É uma oportunidade rara, aproveite!

Para mais informações acesse: http://www.instruct.com.br/calendario.html

[s]
Guto

Aspirador ERG12 da Electrolux

| Comments

Um bom geek também faz faxina, mas nem pensar em usar vassoura e pázinha - só em casos realmente necessários, há anos eu faço faxina utilizando aspiradores de pó, afinal, tecnologia existe para facilitar a vida - e salvar as costas.

Eu uso dois tipos de aspiradores, o primeiro para limpeza pesada é um Brastemp Clean 1400W, que é um ótimo aspirador, não usa sacos, possui um coletor lavável, sendo também um dos aspiradores que emite menor ruído neste segemento. Porém ele é wired (com fio) e grande, suas partes precisam ser montadas, uso realmente no dia em que vou para faxinas puxadas - pós visitas - e principalmente para limpar o sofá. Quem tem 3 gatos e duas crianças sabe como o sofá sofre.

Agora, no dia-a-dia eu uso o ElectroLux ErgoRápido ERG12.

Esse aspirador é prático e eficiente, comprei devido as seguintes características:

  • Aspirador sem fio
  • Aspirador tipo vassoura 2 em 1
  • Bivolt
  • Ele fica parado em pé
  • Tem uma basse prática para recarregar
  • Não tem saco de pó, possui um coletor lavável
  • 3 potências de sucção configuráveis
  • Design moderno e inteligente
  • Não precisa montar, está sempre pronto para uso

Depois que eu usei, destaco os seguintes aspectos positivos:

  • Suave no uso
  • Rodinhas bem projetadas
  • Passadas longas e precisas
  • Aspira bem - ótima succção - para um produto sem fio
  • Desacoplar o aspirador de mão é fácil
  • Colocar o aspirador na base é fácil
  • Limpar o coletor é fácil
  • Ruído mínimo, dá para aspirar até a noite sem incomodar vizinhos

E claro que ele pode pode melhor em outros aspectos:

  • O carregamento demora bastante 10 horas +
  • A autonomia de 20 minutos pode ser um desafio para alguns

Para ser justo, observações finais sobre o produto:

  • A autonomia de 20 minutos é suficiente para aspirar um apartamento de 90m2 com 3 quartos, 3 banheiros, cozinha, dce, varanda e lavandeira. Eu afirmo que dá para fazer tranquilamente, você só precisa evoluir seu método de limpeza.

  • Quando estamos utilizando produtos wired (ligado na tomada) nós não nos preocupamos com a carga, e as vezes podemos ir atender a porta e deixar o produto ligado, perder o foco conversando com alguém, ir arrumar alguma coisa em uma prateleira, e tudo bem, está ligado na tomada, nenhum problema. Infelizmente, devido a situação atual de nossa tecnologia de baterias, esse comportamento não funcionará com os aspiradores sem fio, você tem que planejar, focar e executar para preservar a carga dele, se for fazer algo, desligue e religue no momento que for voltar a aspirar. Em resumo, será necessário ajustar o seu método de limpeza para um bom aproveitamento de sua autonomia.

  • Para coisas pesadas como sofá ele pode não ser tão eficiente pois ele não possui o cano longo do Brastemp Clean, esse cano eu uso para acessar partes mais difícieis e internas do sofá, ainda assim, o ErgoRápido possui um extensor para ser utilizado com o módulo central, isto também permite limpar o sofá e outras coisas com eficiência, só não conseguirá tirar sujeira de locais mais profundos do sofá, para isto o Brastemp Clean ainda é imbatível.

No geral o produto é fantástico, aspiro minha casa diariamente e ainda sobra carga para limpezas daqueles pequenos acidentes domésticos, o ERG12 é o melhor amigo daqueles que como eu, adoram uma casa bem limpa.

Gosto muito do produto e recomendo.

[s]
Guto