Infraestrutura Ágil

Soluções e métodos inteligentes para sua infra

Saltstack

| Comments

Há algum tempo venho compartilhando no blog meus estudos sobre gerência de configurações, e nestes estudos venho apresentando o Puppet como uma excelente ferramenta para implantar esse tipo de controle, porém ele não é a única opção, já mencionei o CHEF como uma ferramenta alternativa e recentemente meu bom amigo @douglasandrade me apresentou o SaltStack.

O Salt como o puppet é uma ferramenta para gerenciar sua infraestrutura, ele tem condições de controlar o estado das configurações dos sistemas sob sua gerência e também tem recursos nativos para executar comandos remotamente em centenas ou milhares de nodes.

Veja abaixo a definição do propio site.

Salt is an open source tool to manage your infrastructure. Easy enough to get running in minutes and fast enough to manage tens of thousands of servers (and still get a response back in seconds).

Eu recentemente instalei o salt em um dos clientes que também estamos usando o puppet, pelo puppet, mas o foco nesse caso foi a execução remota de comandos, a instalação do SALT foi muito rápida e simples, em poucos minutos ele estava instalado e eu já havia conseguido executar comandos em nodes remotos.

É uma ferramenta interessante, recomendo conhecê-la se estiver pensando em implementar gerência de configurações.

Eu particularmente ainda prefiro o puppet para controlar o estado das configurações, acho sua sintaxe mais clara, elegante, porém o SALT provou seu valor na execução remota de comandos de forma rápida e simplificada.

Abaixo um screencast do SALT.

Em breve falarei mais do Salt.

[s]
Guto

Comments