Quer criar um blog, mas não sabe por onde começar?

blogCriar um blog hoje é muito simples, existem diversas opções disponíveis gratuitamente na internet para você começar o seu, ferramentas como blogspot, blogger, wordpress e uma infinidade de sites oferecem os meios para a criação do seu blog em poucos cliques.

Ainda assim algumas perguntas devem pairar na superfície de seus pensamentos, tais quais:

- Qual ferramenta você deve escolher?
- Qual destas ferramentas é a mais eficiente?
- Qual destas ferramentas vai facilitar a indexação das informações contidas em seu blog pelos grandes motores de busca como o yahoo e o google?

Para responder a estas perguntas existem aspectos que você deve observar e considerar antes antes de iniciar o seu blog, dentre eles estão:

-Indexação
-Taxonomia
-Feeds

> O que é indexação?

Chamamos de indexação a ação onde um robô acessa o seu site e lê todo o seu conteúdo, após isto ele envia estes dados para o motor de busca, de acordo com as informações enviadas é feita a classificação do seu site para que ele possa ser encontrado na ferramenta de busca.

> O que é taxonomia?

A wikipedia nos oferece a seguinte definição de taxonomia:

“Taxonomia (do Grego verbo τασσεῖν ou tassein = “para classificar” e νόμος ou nomos = lei, ciência, administrar), foi uma vez, a ciência de classificar organismos vivos (alfa taxonomia), mas mais tarde a palavra foi aplicada em um sentido mais abrangente, podendo aplicar-se a uma das duas, classificação de coisas ou aos princípios subjacentes da classificação. Quase tudo – objetos animados, inanimados, lugares e eventos – pode ser classificado de acordo com algum esquema taxonômico.[1]“

> E como aplicar os conceitos de classificação taxonômica no seu blog?

É simples, hoje utilizamos as seguintes técnicas de classificação:

Categorias

Esta classificação é utilizada para você separar os seus posts em áreas específicas, como por exemplo política, esportes, tecnologia, educação, cotidiano, porém as categorias devem ser utilizadas e criadas com parcimônia pois elas devem identificar conteúdos gerais, se você começar a ser muito específico, terá muitas categorias e irá dificultar a navegação do seu usuário. Pense em categorias como sessões ou agrupadores de artigos, fotos, vídeos, posts e tutoriais sobre o mesmo assunto.

Tags

Tags são etiquetas ou palavras chave, este recursos é utilizado para ser mais específico classificação do seu post, facilitando a indexação e a busca de informação de forma mais precisa em seu blog.

Supondo que você fez um post sobre as olimpíadas, onde abordou futebol, volêi, tênis, atletismo e o comitê olímpico, geralmente este post será classificado como categoria ‘esportes’ e nas tags você poderá colocar palavras chaves relacionadas a categoria e ao conteúdo do post, algo como:

esportes, olimpíada, vôlei, tênis, atletismo, disputa

Desta forma ficou bem etiquetado, se alguém fizer um busca pela TAG esportes ou atletismo, este post será oferecido como resultado da pesquisa, quanto mais específico for sobre o conteúdo do post, mais fácil ficará a indexação do seu site por motores de busca.

Metatags

As metatags são etiquetas como as tags, porém elas são utilizadas direto no código da sua página, este código chama-se HTML, ele é a base para o funcionamento da navegação na internet. Os motores de busca procuram as metatags para classificar o seu site quando um robô visitá-lo, se não houver metatags os robôs vão utilizar algorítimos e cálculos genéricos para identificar e classificar o seu site, e isto nem sempre se dá de forma correta.

Vamos mostrar um exemplo de código HTML em que existem metatags:

<HTML>
<HEAD>
<TITLE> Site sobre esportes </TITLE>
<META NAME=”author” CONTENT=”Guto Carvalho”>
<META NAME=”description” CONTENT=”Site sobre esportes e saúde”>
<META NAME=”keywords” CONTENT=”esportes, esporte, futebol, tênis, campeonatos”>
</HEAD>
<BODY>
</BODY>
</HTML>

Author = Autor do site
Description = Descrição do site
Keywords = Palavras chave

Se estas informações estiverem preenchidas os motores de busca do google e yahoo vão indexar o seu site com as informações que você está oferecendo, isto significa uma classificação correta, agilidade e facilidade na busca.

Se você estiver com a taxonomia correta você já está bem na frente da maioria dos blogueiros, suas informações serão indexadas corretamente e você aparecerá na busca na frente de sites que não se preocupam com isto.

> O que são feeds ?

Segundo a wikipedia:

“O termo Feed vem do verbo em inglês “alimentar”. Na Internet, este sistema também é conhecido como “RSS Feeds” (RDF Site Summary ou Really Simple Syndication). Na prática, Feeds são usados para que um usuário de internet possa acompanhar os novos artigos e demais conteúdos de um site ou blog sem que precise visitar o site em si. Sempre que um novo conteúdo for publicado em determinado site, o “assinante” do feed poderá ler imediatamente.

Atualmente existem 3 especificações (formatos) para a criação de arquivos Feed:

* RSS/RDF 1.0 – RDF Site Summary 1.0 (RSS-DEV).
* RSS 2.0 – Really Simple Syndication 2.0 (Userland).
* Atom (IETF)

Dos formatos o RSS é provavelmente o mais conhecido na internet, mas o ATOM é um formato também muito eficiente e bastante utilizado, geralmente boas ferramentas oferecem os dois formatos.

Então vamos resumir, feeds permitem que eu leia as informações do site ou blog sem precisar entrar nele, existem inúmeras ferramentas para utilização de feeds, 3 exemplos rápidos, google-reader, netvibes e lifearea, isso agiliza muito o tempo do usuário quando este pretende acompanhar vários sites, através dos feeds fica tudo mais fácil, ainda mais em uma internet que cresce exponencialmente, feeds realmente são a saída para conseguir acompanhar este crescimento.

Existem vários tipos de informações que podem ser obtidas através dos feeds, sendo elas:

1. Feeds por posts

Neste tipo podemos buscar o post completo ou parcial de um blog, veja o exemplo em:

http://gutocarvalho.net/wordpress/feed
http://emerluis.wordpress.com/feed

ou especifique o tipo de feed que deseja

RSS
http://gutocarvalho.net/wordpress/feed/rss
http://emerluis.wordpress.com/feed/rss

ATOM
http://gutocarvalho.net/wordpress/feed/atom
http://emerluis.wordpress.com/feed/atom

2. Feeds por comentários

Através deste feed podemos acompanhar os últimos comentários inseridos no blog.

RSS
http://gutocarvalho.net/wordpress/comments/feed/rss
http://emerluis.wordpress.com/comments/feed/rss

ATOM
http://gutocarvalho.net/wordpress/comments/feed/atom
http://emerluis.wordpress.com/comments/feed/atom

3. Feeds por categorias

Aqui buscamos os posts de acordo com uma categoria

RSS
http://gutocarvalho.net/wordpress/categorias/ditabranda/feed/rss

ATOM
http://gutocarvalho.net/wordpress/categorias/ditabranda/feed/atom

4. Feeds por tags

Aqui buscamos os posts de acordo com uma tag (etiqueta)

RSS
http://emerluis.wordpress.com/tag/ditabranda/feed/rss
http://emerluis.wordpress.com/tag/ditabranda/feed/atom

ATOM
http://emerluis.wordpress.com/tag/ditabranda/feed/rss

http://emerluis.wordpress.com/tag/ditabranda/feed/atom

Veja como o uso de feeds é algo muito é interessante e pode ser fundamental para o seu blog por a cara na internet.

Nunca se esqueça de habilitar e utilizar feeds, sempre!

> O que podemos concluir com estas informações?

Entenda que os sistemas de blogs precisam oferecer meios para uma boa classificação, permitindo o uso de Categorias, Tags e Metatags. Entenda que feed é um método alternativo que nos permite buscar informações do seu site, através do feed oferecemos um meio mais confortável de acesso ao conteúdo do seu blog. O sistema de feeds deve ser flexível o suficiente para que possam extrair informações da mesma forma que estas foram classificadas. Uma dica, não habilite feeds que mostram só o tópico da notícia ou 1/4 dela, libere a notícia toda no feed, cortar a notícia não vai trazer pessoas para o site site, ao invés disso é bem possível que  o usuário delete o seu endereço de feed.

> E agora a inevitável pergunta!

- Existe algum sistema de blog, seja gratuito, seja open-source ou livre que atenda a todas estas características?

Sim, entre as ferramentas disponíveis na web, o wordpress atende de forma completa todas as características que foram apresentadas, isto vai lhe permitir uma blogagem tranquilia com recursos profissionais.

Além do wordpress que atende 100% das características descritas, quais outras ferramentas você recomenda?

http://www.movabletype.org/
http://b2evolution.net/

É isto, vá criar seu blog ;)

Referências

http://en.wikipedia.org/wiki/Search_engines
http://pt.wikipedia.org/wiki/Taxonomia

http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS
http://pt.wikipedia.org/wiki/XML
http://pt.wikipedia.org/wiki/Atom
http://pt.wikipedia.org/wiki/RDF

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tag_(metadata)
http://en.wikipedia.org/wiki/Meta_tag

http://en.wikipedia.org/wiki/Wordpress
http://en.wikipedia.org/wiki/Movabletype
http://en.wikipedia.org/wiki/B2evolution

http://www.wordpress.com
http://codex.wordpress.org/WordPress_Feeds
http://codex.wordpress.org/Template_Tags


This is some text prior to the author information. You can change this text from the admin section of WP-Gravatar  To change this standard text, you have to enter some information about your self in the Dashboard -> Users -> Your Profile box.


Tags: , , , , , , , ,

4 Responses to “Quer criar um blog, mas não sabe por onde começar?”

  1. fabioNo Gravatar Says:

    sempre leio os seus posts e gostei muito deste em espeial. Já procurava informações a respeito. Muito bom mesmo! Um abraço e muito sucesso!

  2. julianaNo Gravatar Says:

    eu acho muito legal um blog por isso eu querro fazer um

  3. julianaNo Gravatar Says:

    no qual vc fez o seu blog

  4. gutocarvalhoNo Gravatar Says:

    Juliana,

    Fiz no wordpress.

    []’s
    Guto

Leave a Reply

Os comentários postados neste blog serão analisados, inicialmente de forma automática pelo akismet e bad-behavior, caso eles passem ilesos por estes sistemas anti-spam, ainda sim serão analisados em relação a quantidade de links, caso tenham mais de 2 links serão colocados na fila de moderação. Aqui me reservo ao direito de remover comentários ofensivos, off-topics, propagandas, trollagem sem sentido, afinal a responsabilidade do conteúdo do blog, inclusive comentários recai sob o autor. Até hoje não tive problemas com comentários, mas é sempre bom avisar como as coisas funcionam ;)