Guto Carvalho # 2022-01-05 @ BSB
Guto Carvalho # 2022-01-05 @ BSB

Multiwan em Casa

by

Quer usar dois provedores, mas não sabe por onde começar? Só vem!

Multi-WAN + Balanceamento de Links

Alguns profissionais – como eu – usam dois provedores para garantir que possam trabalhar sem interrupção em seu home office.

Apesar de ter dois provedores, nem tudo são flores, ficar trocando de modem ou rede sem fio pode ser beeeem chato, além do que a rede WIFI de um dispositivo vai interferir na outra, e mesmo que use cabos, ficar trocando o cabo de rede não é lá muito prático, em especial se está no meio de uma reunião, apresentação ou procedimento.

Para que a gente não passe por esses problemas, e para que a mudança de provedor ocorra de forma transparente, sem mexer com cabos ou trocar de rede sem fio, é preciso de um roteador multi-wan com balanceamento de links e também de um sistema wifi independente, de preferência com a tecnologia MESH.

Na minha primeira aventura nesse meio usei equipamentos da TP-Link

- TP-Link Router R600VPN para receber e balancear os dois links
- TP-Link Switch SG108E 16 Portas Gigabit para ligar todos os dispositivos
- TP-Link Antenas WIFI Deco M5 ( 3 unidades )

Depois de alguns anos busquei algo mais flexível e profissional e adotei a UNIFI

- Unifi USG como roteador para receber e balancear os dois links
- Unifi Switch8-60W para ligar todos os dispositivos e quartos
- Unifi Antenas WIFI UAP-AC-M-BR Mesh AC ( 2 unidades )

E o provedor?

É um pouco complexo conseguir retirar o dipositivo do provedor, alguns não concordam, então nesse caso basta desligar o WIFI dos dispositivos existentes, conectar seus novos equipamentos e usar o WIFI do seu sistema independente MESH.

Caso o provedor concorde em tirar o equipamento deles e deixar você discar PPPOE diretamente, o ideal é comprar um equipamento de conversão de FIBRA para ETHERNET do tipo GPON ou EPON, cada caso é um caso, isso vai depender da tecnologia do seu provedor.

Curiosidades do meu cenário

Aqui eu uso dois provedores de fibra, cada um vem de uma cidade diferente, em fibras independentes. O provedor principal tem IP Fixo oferece 50% de Upload em relação a velocidade contratada. Meu segundo provedor também oferece IP Fixo e 30% de upload em relação a velocidade contratada. Upload pra mim é importante por causa das Lives então o principal é o que tem mais upload, sempre.

Na maioria dos casos, o pessoal prefere usar o provedor de backup em planos com 50% ou até 33% (1/3) da capacidade do plano principal, até para reduzir custos, mas varia de cada tipo de usuário. Eu que sou power user, os planos são quase os mesmos. Aqui em casa eu não posso falhar, se perder internet levo de 45 minutos a 1 hora para chegar em algum home office que tenha link bom o suficiente para eu conseguir trabalhar.

Estratégias

Podemos definir um balanceamento continuo entre os dois provedores ou então deixar o segundo como failover (backup), onde só será utilizado no caso de falha do primeiro, vai depender do gosto e necessidade de cada um.

É possível também criar grupos de dispositivos e definir que alguns vão sair por um provedor específico, com isso evitamos que o segundo link fique ocioso em caso de uso em estratégia failover. Aqui em casa eu faço isso aqui, minhas alexas, tvs e smart devices estão pendurados no segundo provedor de forma preferencial.

Benefícios

Confesso que eu nem percebo quando o provedor principal cai, é tudo bem transparente, se não fosse o APP no celular avisando eu nem iria saber que algo do tipo aconteceu.

Referências

TP-LINK

- Router Multiwan VPN-ER605
- Antenas WIFI MESH DECO M5
- SWITCH 16 Portas SG108e Gigabit

UNIFI

- Router Multiwan UNIFI USG
- Antenas WIFI UNIFI AC MESH
- SWITCH UNIFI 8-60W Gigabit


[s]
Guto

---

Este post é do tipo #FalaGutera, entenda aqui.

Se gostou manda um alo no twitter @gutocarvalho.

---

Se quiser falar comigo estou sempre no DISCORD da #BolhaTech :)

Aproveite e siga também os profiles abaixo:
- CD Foundation
- Cloud Native Foundation

:")

Comments