Guto Carvalho # 2022-01-05 @ BSB
Guto Carvalho # 2022-01-05 @ BSB

Reflexões sobre o GitHub

by

Bora falar um pouco sobre esse Buzz do GitHub e seu código de uso.

Do ponto de vista do GitHub e de suas letras miúdas, provavelmente nada em sua vida vai mudar muito, isso já é assim desde que o github é github, contudo, podemos fazer uma reflexão – leve – sobre esse assunto.

Tanto GitHub, quanto GitLab, quanto Bitbucket são mantidos por empresas privadas que tem em suas entrelinhas do "código de uso" coisas como "temos o direito de usar seu código como bem entendermos, bacana?".

Não existe almoço grátis, já dizia o ditado. Eles não cobram pelo uso, mas em troca damos métricas, dados de nosso comportamento e diversas informações muito valiosas para GitHub/GitLab/Bitbucket e seus parceiros, seja para uso direto ou indireto.

Além do acesso ao código, eles podem fechar sua conta, caso entendam que precisam fazer isso e você não pode fazer muito, afinal é uma empresa privada, a decisão final é deles.

E agora?

Agora que você tem ciência – pelo menos de um parágrafo – do código de uso, talvez devesse ler tudo, talvez não – caso queria paz de espírito, alguns dizem que ignorância pode ser uma benção em certos casos. 

De qualquer forma, a partir de agora, você pelo menos estará usando o GitHub e similares de forma mais consciente.

O que poderia ser feito para melhorar?

Eu acho que alguma entidade poderia criar uma fundação para prover um serviço de hospedagem de código de projetos open source, sem fins lucrativos. Poderia rodar até mesmo o GitLab CE, quem sabe.

A ideia aqui é que fosse mantido pela fundação, com apoio de membros e parceiros, com isso poderíamos ter o GitHub, GitLab e Bitbucket bancando financeiramente a operação e ajudando a padronizar as coisas referentes ao Git, versionamento e quem sabe até padronizar CI e CD.

A linuxfoundation.org é uma fundação que poderia fazer isso, eu acho que seria a fundação mais experiente e adequada visto o bom case da CNCF, CDF e outras fundações e projetos abaixo dela.

Vale lembrar que a linuxfoundation.org já mantém projetos como o kubernetes, letsencrypt, nodejs, cert-manager, ceph, electron e tantos outros.

Acho que eles teriam capacidade de mater esse serviço em escala global, obviamente com apoio financeiro dos gigantes da informática, afinal eles tem que dar algum retorno para a comunidade.

Uma alternativa a linuxfoundation.org seria a fundação Apache, que também é bastante sólida.

São meus 50 cents nesse assunto.

Durma em paz :)

[s]
Guto

--- 

Este post usa a tag #FalaGutera, entenda aqui.

Se gostou manda um alo no twitter @gutocarvalho.

Comments