Quem sou?

Eu sou uma pessoa simples, fã de tecnologias que facilitam a vida e entusiasta do movimento open source, Infra as Code, DevOps, GitOps e Cloud Native.

Eu acredito que compartilhar o conhecimento é um dos caminhos mais eficientes para construirmos uma sociedade mais justa, coerente e evoluída, acredito que o conhecimento deve ser livre e que todos devem ter acesso a ele.

Tenho 42 anos (12 de maio), tenho dois filhos (Bia e Artur), uma gata tricolor (tweet) e um cachorro golden retriever (paçoca). Sou neurodiverso, diagnosticado com características de TDAH.

Eu nasci em Campo Grande/MS, sou filho de pai carioca com mãe pantaneira, bisneto de bisavó (índia) boliviana. Eu tenho um profundo respeito pela natureza, cresci no Pantanal Sul - região de Corumbá/MS.

Eu prezo pela democracia e uma sociedade justa e equilibrada com foco nas pessoas e na educação.

Atualmente eu moro no condomínio Alphaville Brasilia, próximo a cidade Brasília (50km~), Distrito Federal, Brasil. 

A foto acima foi em São Francisco, na Califórnia em algum momento entre 2014 e 2015.

Mobirise Website Builder

Guto, Bia e Artur passeando por BSB em algum momento de 2020

Do que eu gosto?

Eu gosto música de qualidade como MPB, bossa nova, choro, jazz, blues, música clássica e instrumental, um bom rock clássico, eletrônica (para trabalhar), passando por literatura, poesia e principalmente cinema, seriados.

Gosto da cultura geek/nerd, sou fã de animações, ficção científica e da cultura japonesa (mangas, animes).

Pratico Karatê da escola Hayashi, estilo Shito. No Karatê eu tenho aqueles momentos fora da tecnologia, e além disto, o Karatê ajuda a me manter em dia com minha saúde física e mental.

Estou na internet desde 1995, mexo com computadores desde essa época, usei muito o mIRC e fui em vários IRContros nos anos 90 com meu amigo @lupatini. Éramos do canal #Campo_Grande (MS) da rede BrasNet de IRC.

Sou muito ligado a tecnologia, gosto de tudo que facilita a vida.

Sou to time do Linux e do Open source, coisas que aprendi com @UlyssesAlmeida no início dos anos 2000.

Gosto de escrever, sou blogueiro de TI desde 2003 e sigo blogando, comecei no Drupal, usei Joomla, Wordpress, Octopress, Hugo, Publii e hoje estou blogando no Writefreely no bolha.blog.

Gosto de fazer terapia, já faço isso há cerca de 5 anos e recomendo a todos que cuidem da saúde mental.

Do que eu não gosto?

Desigualdade social, homofobia, transfobia, racismo, xenofobia, capacitismo, discursos de ódio, discurso anti-ciência e discurso anti-vacina.

Mobirise Website Builder

Guto DevOpsDays Brasília em 2017

Da minha relação com computadores

Comecei com computadores lá no MS-DOS 6.0 e meu primeiro ambiente gráfico foi o Windows 3.1, e cheguei a trabalhar com WindowNT e sistemas Novell antes dos anos 2000.

Entre 95 e 97 comecei a fazer digitação de textos, criar cartões de visitas e convites para festas, foram as primeiras artes que criei no computador, foram também os primeiros freelas que fiz para alguns vizinhos que estudavam turismo na Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande/MS.

Dei aulas de informática entre 96 e 98 na minha escola. Além disso, eu fazia manutenção de computadores e instalação de redes computacionais inicialmente com cabos coaxiais (aqueles da tv a cabo) e depois cabos UTP (aqueles azuis) e desenvolvia sites estáticos com HTML. Nessa época eu mandava bem no Photoshop e Dreamweaver, coisas que aprendi com o Sr. @lupatini.

Usei a internet com modems discados 14.400, 28.800, 56.600 todos da US Robotics, o 28.800 era do famoso modelo "sportster". Foi assim até termos conexão (banda larga?) ADSL em Campo Grande/MS. Não peguei o movimento das BBS, cheguei um pouco tarde, mas ajudei a cortar o mato da internet no Brasil. Eu fui dono de sites no Geocities e tive conta no ICQ :)

Em algum momento entre 1999/2000 eu conheci o kernel Linux, dei meus primeiros passos com a distribuição Slackware, em 2001 conheci o magnífico RedHat que rodava em cima do Kernel Linux e ecossistema de pacotes GNU. Em 2003 o projeto Conectiva e o projeto Debian, a Open Source Initiative,  o projeto GNU, a FSF, e sigo usando sistemas operacionais com kernel Linux até hoje.

Usei muito o Conectiva, distro Brazuca fortemente inspirada no RedHat. Eu fiz todos os cursos e até me tornei instrutor Conectiva em 2004 (se não me engano). Ministrei aulas em Campo Grande/MS na Milenium Informática da Ana/Pissin e do Ulysses Almeida, meu instrutor e amigo querido. Esse foi um momento que pivotei de sysadmin Windows para sysadmin GNU/Linux e comecei a trabalhar na Milenium, lá realizei projetos importantes como migração pro Samba/OpenLDAP no Comando Militar do Oeste e TC/MS, depois disso eu nunca mais parei de trabalhar com GNU/Linux.

Participei do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) diversas vezes, assisti e ministrei palestras. Lá eu conheci muita gente bacana. Ajudei a organizar algumas edições do FLISOL no MS.

Nesse tempo sei que evolui muito com pessoa e como profissional. Foi um momento importante, estar no meio do movimento do software livre Brasileiro entre 2004 e 2010 direcionou minha carreira e fez com eu amadurecesse muito como pessoa e como cidadão.

O que eu uso no dia a dia?

Sobre minha preferência para computadores pessoais, eu faço uso computadores Apple para trabalhar desde 2010. Padronizei a suite de casa com sistemas Apple e assim é há cerca de 12 anos. Hoje uso principalmente MPB/Ipad/Iwatch/Iphone/IMac/AppleTV. Gosto muito da integração e padronização, contudo, trabalho com GNU/Linux diariamente em todos os meus projetos.

A rede de casa é uma Stack UNIFI composta por switchs, load balancer e AP's mesh, funciona maravilhosamente bem, recomendo.

Mobirise Website Builder

Guto em 2022 passeando com o Paçocão

Da minha carreira profissional

Sou SysAdmin por formação, na carteira de trabalho meu primeiro emprego foi em 1998 como administrador de redes junior (Novell/WindowsNT).

Hoje meu foco está nas tecnologias open source, na cultura DevOps, em Cloud Native, GitOps e na aplicação de métodos eficientes e eficazes para execução de projetos.

Nos últimos anos eu me especializei em automação de infraestrutura (Infra as Code) e no estudo e aplicação da cultura DevOps.

Estudo DevOps desde 2012, já organizei 2 DevOpsDays em Brasília (2016 e 2017) com apoio de uma comunidade fantástica e mantive por muitos anos meetups de diversas tecnologias e temas como Devops, IaC, Puppet, GitLab, Docker, Kubernetes, dentre outros. Procuro sempre que possível fomentar o compartilhamento de informação e conhecimento.

De 2014 a 2018 fui sócio da INSTRUCT, uma empresa pioneira em DevOps e Infra as Code no Brasil. Nestes quase 5 anos de experiência como empreendedor eu adicionei novos skills ao meu toolkit, em especial a coordenação de equipes multidisciplinares, passando pelo desenho, elaboração e execução de projetos complexos de IaC para grandes empresas privadas no Brasil.

Em de 2019 fundei a JAC em Brasília, uma empresa especializada em Kubernetes e CI/CD, empresa que segue hoje saudável e atuante no mercado nacional.

Em 2021 vendi minha parte na JAC e fundei uma nova empresa com foco em Cloud Native, essa empresa é a NativeTrail.io, nela eu executo consultorias pontuais sobre Cloud Native.

No momento estou trabalhando fulltime para uma Fintech Brasileira, em um contrato exclusivo e dedicado.

Mobirise Website Builder

Guto em treinando Karatê na sede da Hayashi-HA Shito-Ryu Brasil - Jaboticabal/SP - 2022

Período no Governo

Comecei a trabalhar para o Governo Federal em 2005 se não me engano, no projeto social CASA BRASIL. Neste projeto eu atuava como TEC (Técnico Especialista em Computação) com a missão de instalar telecentros no interior do Brasil. Atuei mais especificamente no interior dos estados do MS e MT. Neste período, eu viajei e tive contato com comunidades quilombolas, aldeias de pescadores, assentamentos sem-terra e aldeias indígenas, foi um momento importante em que ajudei a levar internet nos cantos mais remotos desses estados. 

Me mudei para Brasília em algum momento entre 2008/2009 para atuar mais próximo do Governo. Em Brasília atuei em projetos de TI na Radiobrás (Hoje EBC), Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério das Comunicações (GESAC), DataPrev, EBC, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Anatel, Infraero, Ministério da Justiça, RNP,  Ministério da Saúde, STJ e realizei projetos no GDF dentro do Detran/DF.

Todos os projetos envolveram de alguma forma o GNU/Linux. A partir de 2011 passaram a envolver DevOps, Agile, IaC e mais recentemente Containers, Kubernetes e Cloud Native.

Entre 2008 e 2021 atuei em especial no Poder Executivo e no Poder Judiciário,  tive pouco contato com o poder Legislativo mas cheguei a dar palestras no SENADO (Prodasen) e na CAMARA (CENIN) em algumas ocasiões.

Ministrei alguns treinamentos para TJTO e TJRO em algum momento entre 2015 e 2019, foram treinamentos fantásticos de 5 dias falando de IaC, DevOps, Agile, Cloud e outros assuntos, com conteúdo e ementa sempre direcionado para o cliente.

Treinei muita gente do governo federal, entre 2010 e 2021, de todos os poderes e esferas. Capacitei centenas de pessoas em DevOps/IaC/Kubernetes, todas de setores importantes de várias esferas do governo.

Umas das coisas que eu me orgulho foi de ter apresentado um case ainda em 2011 no Governo Federal sobre automação de infraestrutura utilizando uma tecnologia chamada Puppet. Foi um dos primeiros trabalhos do tipo e abriu espaço para repensarmos a forma de lidar e administrar infraestrutura dentro do Poder Executivo.

Eu fui uma das primeiras pessoas a falar de DevOps e IaC no Brasil e certamente uma das que puxou esse movimento no Governo Federal, mais especificamente no Poder Executivo.

Dos últimos projetos que fiz no Governo, os mais importantes foram no Ministério da Saúde e STJ, onde iniciamos a jornada Cloud Native com eles. Nestes locais subimos vários clusters Kubernetes e criamos diversas esteiras para entregar o software diretamente nos clusters, foi um salto tecnológico enorme para estes clientes.

Mobirise Website Builder

Guto em treinamento em Austin/TX em 2022

Atuando na Iniciativa Privada

Entre 2014 e 2015 eu me tornei sócio de uma empresa em São Paulo focada em IaC e DevOps. Naquela época comecei a atuar fortemente no mercado privado. Eu e meu sócio atendemos juntos diversas empresas importantes como Itaú, Equinix e Bolsa de Valores, seja em projetos, treinamentos, consultoria ou assessments.

Sem dúvida ter ajudado a montar a primeira versão da nuvem interna do Itaú foi um dos grandes marcos da minha carreira. Esse período me permitiu conhecer as grandes empresas no eixo Rio/São Paulo e entender a TI de missão crítica mais de perto.

Entre 2019 e 2021 atuei novamente no segmento privado em nova empresa que fundei, agora focada em Cloud Native. Voltei a atender clientes importantes de governo como a RNP e passei a atender muitas empresas pequenas e médio porte com foco em APPs WEB e APPs Mobile.

Foi um período interessante onde me envolvi muito com migração de ambientes OnPrem para Cloud com Containers.

De 2021 para frente, decidi me aventurar no mercado fora do Brasil, inicialmente fiz projetos para algumas empresas no Canadá, depois trabalhei para uma empresa de segurança da informação no Estados Unidos da América. Nesta empresa, ajudei um time bacana a sustentar uma infra de uma APP SaaS Global que processava – na época – 40 bilhões de requisições por dia, além ajudar a planejar a migração da infra global da empresa para o modelo Cloud Native.

Em 2024 iniciei atividades em uma Fintech Brazuca, e ainda tem muita lenha para queimar ;)

Mobirise Website Builder

Guto passeando no Alphaville Bsb em 2022

Alguns números importantes

> Ministrei mais de 150 palestras nos últimos 10 anos (nunca cobrei por nenhuma).

> Fui aprovado em 19 certificações internacionais.

> Fiz 75 cursos técnicos voltados para infraestrutura de computadores.

> Estive em mais de 90 eventos de TI no Brasil e Estados Unidos.

> Treinei mais de 500 pessoas desde 2010 em diversas tecnologias, seja no governo ou iniciativa privada.

> Fui sócio de 2 empresas de TI pioneiras que continuam atuando e fazendo projetos Brasil afora.

> Escrevo sobre TI em blogs e sites desde 2003.

> Já organizei 2 DevOpsDays em Brasília (2016 e 2017).

> Já abri dois DevOpsDays (POA e GYN) algo que tenho bastante orgulho .

> Criei e mantive pelo menos 3 distros GNU/Linux personalizadas (CDD), baseadas em Ubuntu para o Governo Federal entre 2005 e 2013. Uma para a CasaBrasil outra para o GESAC e uma para a Caixa. Ajudei também na distro SACI baseada em Debian a qual foi distro inicial usada no CasaBrasil.

- - -
Última atualização: 2024-01-02

Quer falar comigo?

Entre em contato!

Mastodon

@gutocarvalho@bolha.us

Email

guto (at) carvalho (dot) life

PixelFed

@gutocarvalho@bolha.photos

Matrix

@gutocarvalho:bolha.chat